top of page

A "Folia" do LIXO!

Atualizado: 4 de mar. de 2019

O carnaval é uma data muito aguardada para grande parte dos brasileiros, época de folia e comemorações. Os que não aproveitam a folia, optam por um programa mais tranquilo como viagens em família para locais paradisíacos mas uma coisa é sempre comum entre todos aqueles que aproveitam o carnaval de alguma forma; a produção de resíduos.


Um dos efeitos colaterais de toda atividade humana é a produção de lixo, todavia nesta época de festividades o acumulo de resíduos aumenta consideravelmente. Turistas viajam e abandonam grande quantidade de sujeira nas ruas por onde passam.


Nas primeiras horas de folia no DF, os garís recolheram aproximadamente 4,6 toneladas de lixo.


Lixo recolhido por garís após carnaval - DF

Em Porto Alegre, vários pontos turísticos amanheceram tomados por lixo produzido pelos foliões.


Cidade Baixa - Porto Alegre, dia após carnaval.

Em Goiânia não foi diferente, aproximadamente 9 toneladas de lixo foram produzidas nos principais pontos de folia da cidade.


Antes e Depois da limpeza do lixo de carnaval, produzido na praça Cívica em Goiânia, 2018.


Assim como acontecem com outras “medidas de proteção ao bem estar” (vide campanhas de combate a DSTs – AIDS) as campanhas de combate à poluição são negligenciadas pelos foliões, transformando o carnaval em um período “sem regras” de conduta.


A Confederação do Elo social do Brasil, através de seus prédios sociais, vai passar o Brasil a limpo, fomentando cidadania à população do nosso país, para que no futuro, comportamentos animalescos de abandono do lixo ao ar livre sejam bem menos frequentes na época de carnaval e o ano todo.


Até a construção dos prédios, podendo fazer nossa parte; recolhendo o lixo que produzimos na folia e conscientizando os mais próximos sobre a importância de jogar lixo no lixo.

88 visualizações0 comentário
bottom of page