A Riqueza Negligenciada: Compostagem.

O Brasil é o líder mundial na reciclagem de latas de alumínio. Segundo o jornal Folha de São Paulo em seu fórum “Economia Limpa”, 98,4% das latas são recicladas no nosso país. Apesar de ser líder neste aspecto, o Brasil ainda engatinha nas demais potencialidades que a reciclagem pode oferecer, negligenciando outras riquezas que vem do lixo, dentre elas os resíduos sólidos orgânicos.


Segundo o IBGE, o Brasil produz diariamente cerca de 183 mil toneladas de resíduos sólidos, deste total aproximadamente 52% é matéria orgânica. Olhando estes dados é possível constatar que a maior riqueza do lixo é ignorada quase em sua totalidade, apenas cerca de 6 mil toneladas vão para usinas de compostagem, o restante é descartado sem triagem em “aterros sanitários” e lixões pelo Brasil.

Pensando neste problema, o programa “Lixo Zero, Social 10” oferece soluções para o lixo no país, dentre as soluções oferecidas está a construção de 141 unidades de usinas de compostagem; atendendo de 1,3 a 2 milhões de pessoas cada.


Usina de compostagem - Sistema INER

Restos de alimento ao lado de composto orgânico.


Além do benefício ambiental, as usinas vão gerar benefícios sociais e econômico com a geração de 3.525 empregos diretos e a possibilidade da criação dos prédios sociais.


O que é a compostagem e como funciona?


A compostagem é um conjunto de técnicas que estimula a decomposição da matéria orgânica em um pequeno espaço de tempo. A compostagem visa a obtenção de um composto orgânico extremamente fértil que servirá de adubo orgânico.

A imagem abaixo demonstra o ciclo da compostagem.


Ciclo da metéria organica. Fonte: Secretaria do Meio Ambiente São Paulo.

Fontes:

Folha de São Paulo.

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2016/06/1784363-brasil-e-campeao-mundial-na-reciclagem-de-latas-de-aluminio.shtml

IPEA

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=13932

IBGE

https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/lixo_coletado/lixo_coletado110.shtm

123 visualizações

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"