O Brasil é o líder mundial na reciclagem de latas de alumínio. Segundo o jornal Folha de São Paulo em seu fórum “Economia Limpa”, 98,4% das latas são recicladas no nosso país. Apesar de ser líder neste aspecto, o Brasil ainda engatinha nas demais potencialidades que a reciclagem pode oferecer, negligenciando outras riquezas que vem do lixo, dentre elas os resíduos sólidos orgânicos.
Segundo o IBGE, o Brasil produz diariamente cerca de 183 mil toneladas de resíduos sólidos, deste total aproximadamente 52% é matéria orgânica. Olhando estes dados é possível constatar que a maior riqueza do lixo é ignorada quase em sua totalidade, apenas cerca de 6 mil toneladas vão para usinas de compostagem, o restante é descartado sem triagem em “aterros sanitários” e lixões pelo Brasil.
Pensando neste problema, o programa “Lixo Zero, Social 10” oferece soluções para o lixo no país, dentre as soluções oferecidas está a construção de 141 unidades de usinas de compostagem; atendendo de 1,3 a 2 milhões de pessoas cada.


Além do benefício ambiental, as usinas vão gerar benefícios sociais e econômico com a geração de 3.525 empregos diretos e a possibilidade da criação dos prédios sociais.
O que é a compostagem e como funciona?
A compostagem é um conjunto de técnicas que estimula a decomposição da matéria orgânica em um pequeno espaço de tempo. A compostagem visa a obtenção de um composto orgânico extremamente fértil que servirá de adubo orgânico.
A imagem abaixo demonstra o ciclo da compostagem.

Fontes:
Folha de São Paulo.
IPEA
http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=13932
IBGE