top of page

Cristiano Galindo receberá projeto do Prêmio Agregador Educacional para análise


O deputado Estadual Cristiano Galindo, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, deverá receber, nos próximos dias, para pautar e analisar, o programa PAE – Prêmio Agregador Educacional de autoria da CESB – Confederação do Elo Social – e que poderá motivar e reconhecer todos os professores das redes estudantis do Estado de Goiás.


O processo já foi distribuído à presidência da casa através do Oficio Notificação nº 528/2023 – GP-CESB e em breve será encaminhado à comissão para que seja distribuído e relatado a fim de que se torne uma lei estadual. Foi também, através do Oficio nº 1802/2023/DGI/GAGI/GPPR, datado de 24/04/2023, da Presidência da Republica, encaminhado ao Ministério da Educação, para se tornar um prêmio nacional.


A educação, enquanto pilar da sociedade, tem o professor como agente formador de cidadãos aptos a atuar na sociedade, munidos de conhecimento e habilidades fundamentais.


O papel do professor como mediador nos processos de elaboração do conhecimento é primordial para que a educação evolua e sirva ao seu propósito social.


O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade em geral, utilizando o conhecimento e a educação como instrumento.


Além de ensinar os conhecimentos historicamente acumulados, deve estimular o aprimoramento e a construção de novos saberes, desenvolvendo uma relação igualitária com os alunos enquanto membros da sociedade.


A nova pedagogia tem o professor como incentivador e orientador da aprendizagem, proporcionando aos alunos a iniciativa e autonomia na construção de conhecimento e consolidação da aprendizagem.


A aprendizagem ocorre no ambiente escolar, logo um ambiente social, sendo assim, o conhecimento é construído na relação com os outros mediante a intervenção do professor.


É ele quem dá ao aluno espaço para se expressar, questionar e pensar, permitindo que ele desenvolva habilidades intelectuais autônomas sob sua orientação.


O processo de ensino e aprendizagem precisa ser assertivo, tendo o professor ensinando a teoria e o aluno aprendendo e assimilando os conteúdos, a fim de colocá-los em prática. Porém, a teoria por si só não transforma o mundo, é preciso que ela seja assimilada por quem irá colocá-la em prática, efetivando ações concretas que gerem transformação.


A ideia é apresentar conhecimentos do passado e suas tradições para compreender a estrutura e o funcionamento da sociedade, de modo a redefinir as ações futuras, buscando e realizando melhorias para o mundo. Sendo assim, o professor desempenha um papel primordial na educação acadêmica e tem seu trabalho também como uma prática social.


Como se pode constatar acima, o professor é de real importância no processo de formação da educação, no entanto, em momento algum, essa responsabilidade lhe é passada, visto que é e sempre será dos pais.


A criação, implantação e gestão de políticas sociais é uma obrigação do Estado e um direito do cidadão, que para isto são obrigados a recolherem tributos municipais.

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page