top of page

Lissauer Vieira, ex-presidente da ALEGO, fala sobre buscar a solução para o Lixo.


Já em pré-campanha eleitoral pelo Município de Rio Verde, Lissauer Vieira, ex-presidente da ALEGO – Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, resolveu na última semana de agosto, postar em suas redes sociais, seu desejo de buscar uma solução para destinação do Lixo.


De pronto tomou conhecimento da existência do Projeto “Lixo Zero Social 10” que lhe foi enviado pela assessoria do gabinete da Presidência da CESB – Confederação do Elo Social do Brasil no dia 30 de agosto de 2023, ocasião em que fora pleiteada uma uma reunião para inteira-lo da proposta.


Trata-se de uma solução com verbas advindas única e exclusivamente da iniciativa privada e que irá beneficiar todos os municípios do Estado, independentemente de sua localização e população.


Está prevista a construção de usinas beneficiadoras de resíduos sólidos modelos CTTs, em todos os municípios que contarem com população superior de 200.000 (duzentos mil) habitantes e CTT-COPs, em todos os municípios que tiverem menos de 200.000 (duzentos mil) habitantes.


A cada 200.000 (duzentos mil) habitantes será construído um equipamento do programa Social do Cidadão, com capacidade de atender socialmente mais de 100 (cem) famílias, por dia.


Cada um dos prédios sociais a serem construídos, contarão com 7 (sete) diretores, todos com formação universitária e treinados para exercerem os cargos de:


Diretor Jurídico; Diretor de Assistência Social; Diretor de Psicologia; Diretor de Delegacia Social; Diretor de Saúde; Diretor de Educação e Diretor de Socialização e Ressocialização.


As sedes sociais, contarão com sala para ministração de Cursos Vivenciais a toda população com idade superior a 14 anos, cursos estes que também poderão ser ministrados em colégios municipais, estaduais, particulares e instituições sociais.


Na capital, construiremos 4 (quatro) cooperativa do Sistema COOPERINER, dedicadas única e exclusivamente a resíduos sólidos de origem moveleira, e ainda teremos outras cooperativas com mesma função distribuídas pelo Estado.


Com o objetivo de dar uma nova oportunidade aos então catadores de Recicláveis, o programa criou a Comissão de Catadores, que será responsável pela organização da categoria que terá direito a participar com prioridade dos cursos Vivenciais e também profissionalizantes.


Os cursos profissionalizantes serão ministrados pelo SINDETAP, Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros e após formados os, então catadores de recicláveis ocuparão os cargos de cooperados nas CTT-COPs ou nas unidades das COOPERINERs.

DETALHES SOBRE A REUNIÃO SOLICITADA


Na reunião solicitada a instituição pretende:


01) – Apresentação Formal do Projeto

02) - Apresentação das vantagens para as prefeituras e os munícipes.

03) - Esclarecimentos sobre dúvidas técnicas, jurídicas e legislativas.

04) - Apresentação da logística de Implantação.

05) - Demonstração dos equipamentos a serem utilizados.

06) - Esclarecimentos sobre o não uso de verbas públicas na implantação.

07) - Detalhamento do sistema de consórcio sugerido, bem como a sua formatação, institucional e legislativa, seguida das responsabilidades para com a segurança jurídica.


DA PROPOSTA JÁ FORMALIZADA:


A instituição deu a oportunidade a Lissauer Vieira de apadrinhar o Projeto “Lixo Zero Social 10” em todo Estado de Goiás e não apenas no Município de Rio Verde e assim ser condecorado com o Título de Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social, tal qual foi o ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, quando utilizou de seu Ofício nº 001 a frente da Presidência da República para prestar o mesmo apoio a nível nacional


DOS PROBLEMAS COM O LIXO EM GOIAS:


É louvável a intenção de Lissauer Vieira de buscar uma solução para o Lixo de Goiás, visto que, existe uma zona nebulosa neste caminho que ninguém parece querer encontrar a solução, enquanto o estado até hoje mantem maioria de seus resíduos sólidos sem destinação correta.


A proposta de implantação do Projeto “Lixo Zero Social 10” já foi feita presencialmente ao então prefeito da Capital, mas que depois de muita empolgação inicial “sentou-se em cima do projeto”


A notificação já foi feita a todas as autoridades do Estado, que também “sentaram-se em cima do projeto” (parece que ninguém quer a solução, vamos ver agora, quem sabe nas eleições.


Foram notificados da solução Federação da Prefeituras de Goiás e também todos os consórcios de Prefeituras do Estado e alguns já estão recebendo e analisando o projeto, porém “a zona cinzenta continua”


A CESB - Confederação do Elo Social Brasil, nomeou para continuar as tratativas com Lissauer Vieira, as Agentes do Mérito do Elo Social, Maria Augusta Leal do Lago, OMS 0511, (Fone 62 981224845), Ângela Maia de Assis, OMS nº 00683; Beatriz Aparecida Donati Antunes, Diretora


Confira as matérias a respeito:











45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page