top of page

O Desafio do Lixo e a promoção de cidadania. #Trashtag



A internet é um instrumento indispensável a alguns anos, no entanto, algumas pessoas deturpam seu uso e corrompem um meio que poderia significar maior cooperação, integração e por que não, evolução?

Em meio a moda de desafios lançados na grande rede através de redes sociais, muitos deles bizarros, diga se de passagem; algumas pessoas resolveram lançar um desafio produtivo: limpar o mundo; uma brincadeira sustentável que vem tomando conta das redes sociais.



Tudo teve inicio quando um usuário do fórum “reddit” publicou uma imagem de uma área repleta de lixo, e uma pessoa mostrando o antes e o depois do local. Se não bastasse a mensagem que a imagem por si só já transmitia, ela foi mais além e desafia outros a fazer o mesmo:

“Aqui vai um novo desafio para vocês, adolescentes entediados. Tire uma foto de uma área que precisa de um pouco de limpeza ou manutenção, então tire uma foto depois que você tiver feito algo sobre isso e poste aqui”.


Após a publicação, os usuários do fórum decidiram utilizar a hashtag #trashtag para postar as fotos das áreas que passaram por intervenção. Até a data desta publicação, mais de 45 mil pessoas usaram a hashtag somente no instagram.

Este tipo de iniciativa é extremamente positiva, tanto no aspecto ambiental quanto no aspecto social pois a retirada dos resíduos do meio ambiente além de melhorar a qualidade de vida e evitar degradação do ecossistema da região, proporciona promoção de cidadania no que se refere a “modelagem de comportamento” através de uma competição salutar, onde o objetivo é desenvolver o comportamento de coleta de lixo por parte da população.

Apesar da coleta de lixo ser dever do poder público, nada impede que a iniciativa popular possa o fazer, ainda mais quando a coleta vem acrescida de mudança social. É de interesse geral que este desafio se propague cada vez mais e que iniciativas como essa, possam em um futuro breve se tornar comuns.

Para auxiliar nessa mudança comportamental, a Confederação do Elo Social do Brasil e as 26 federações estaduais e a distrital, vão oferecer de forma gratuita cursos vivenciais de cidadania que diretamente ou indiretamente fomentarão a mudança de comportamento, ou seja, iremos “passar o Brasil a limpo".



70 visualizações1 comentário
bottom of page