PROGRAMA

REFERENCIAL PONTO DE EQUILIBRIO

Comissão de Educação e Socialização

CESB – Confederação do Elo Social Brasil

CNPJ n. 08.573.345/0001-46

Jomateleno dos Santos Teixeira - Diretor presidente da CESB

OMS 001 Primeira Região

Instituição responsável: CESB - Confederação do Elo Social Brasil, instituição social sem fins lucrativos, criada nos termos dos incisos XVII e XVIII, do Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, e do artigo 16, do Decreto Lei n. 678, de 06/11/1992, e das Leis 9.790/99 e 10.406/06, inscrita no CNPJ sob nº 08.573.345/0001-46, com Diretoria Nacional do Exercício de Cidadania sita na Capital de São Paulo, à Rua Cecília Bonilha, 147 – Pirituba – São Paulo/SP – CEP 02919-000 – Fones 11 3991-9919.

Da cidadania: Embora a Constituição Brasileira dê aos homens o direito de exigir do Governo nas esferas Federal, Estadual e Municipal, uma política social justa, isto não o exime de dar sua parcela de colaboração naquilo que tem como referência a solidariedade e o bem comum, consolidando assim o verdadeiro regime democrático.

O enfrentamento organizado da desigualdade social, queda cultural, evasão escolar, enfraquecimento da instituição familiar e aumento da criminalidade através de iniciativas governamentais ou não governamentais é a forma mais eficiente de proteger o cidadão de bem.

Não temos como cobrar cidadania de quem sequer sabe o que significa a palavra cidadania. Falar que o povo brasileiro desconhece os seus direitos como cidadão, virou utopia, no entanto o que esta acontecendo agora é ainda pior, ou seja, o povo acredita que exercer sua cidadania é pura e simplesmente votar a cada dois anos, quando na realidade exercer sua cidadania é muito mais.

Cidadania é um conjunto de direitos e deveres relacionados à participação dos integrantes do povo nos negócios públicos do Estado. A palavra “cidadania” vem do latim “civitas”, que significa cidade. É, pois, desde a sua origem, um termo ligado à vida em sociedade. São exemplos de atos de cidadania: concorrer nas eleições, votar em candidatos por opção livre e consciente e fiscalizar as atividades dos agentes públicos, preservar o meio ambiente e defender seus direitos como consumidor, etc.

Exercer a cidadania é, acima de tudo, buscar uma sociedade melhor para todos, a fim de que exista mais liberdade, justiça e solidariedade. Você pode ser mais cidadão. Entenda e participe ativamente dos atos do governo. Exerça seus direitos, cumpra seus deveres e lute por um país melhor.

Objetivo do programa: Despertar nos adolescentes de 14 (quatorze) anos a 18 (dezoito) anos que aflorem seus conhecimentos como cidadão, através da participação de Seminário de Cidadania e Combate a Criminalidade, Curso de Etiquetas e Comportamentos e palestras de Combate ao Uso de Drogas bem como de Estética Corporal com ênfase em Nutrição.

Seminário, curso e palestras desenvolvidos especialmente para faixa etária referendada e ministrado por profissionais da área de forma pratica, compactada, metodologia envolvente, agradável e objetiva.

Da Lei: A Lei nº 8.069 de 13/07/90, Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 4º é clara em afirmar ser dever também da comunidade e da sociedade assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes;

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Justificativa: A Influência da Internet no desenvolvimento Infanto-Juvenil é um fato que não podemos ignorar e o que é pior, temos que enfrentar e aprender a conviver, afinal na rede tem tanto coisas boas como coisas ruins e isto vêm fugindo do controle dos familiares. Inicialmente estas informações estavam disponíveis apenas nos computadores, permitindo assim alguns tipos de acompanhamentos, mas hoje, estão disponíveis até mesmo nos celulares e assim tornam qualquer tipo de monitoramento praticamente impossível.

A revolução tecnológica veio para ficar da mesma forma que a revolução industrial e sendo assim, temos nós que criar mecanismos de melhor utilização da rede de modo a não entregar de bandeja o que temos de melhor, que são os nossos filhos que infelizmente não possuem maturidade para conviver com tamanha abertura.

Em torno da cultura da realidade virtual, está emergindo a geração do “ponto – com” que não valoriza a história nem o contexto, porque o mundo é uma tela onde a vida se apresenta como espetáculo, vivenciado por todos e compartilhado por ferramentas como facebook, Skype, WhatsApp, Orkut , Twitter,  Youtube e E-midias.

Quando a rede é usada para obter-se conhecimento com vistas à pesquisa, estudos, conversas entre amigos, de maneira especial, concluir-se-ia que ela é um bem. Mas, ainda assim, teríamos que indagar sobre a fonte de informação e com quem relacionam-se as crianças e jovens. Seria esta fonte segura? Seria esta fonte capaz de ministrar informações para colaborar com o processo educacional? Seriam esses relacionamentos estabelecidos com pessoas confiáveis? Logicamente, estas preocupações confirmam a necessidade de avaliação não somente segundo juízos de valor, mas também segundo critérios objetivos do ponto de vista científico, ou quando não, quem são as pessoas com as quais se relacionam os jovens ao navegar na rede.

A Internet pode representar tanto um bem como também um mal. Existe um ditado popular que diz “que a dose é a distância que separa o remédio do veneno” e sendo assim o “Programa Referencial Ponto de Equilíbrio”, busca uma melhor utilização da internet de modo a minimizar o veneno que ela produz e Maximizar as soluções que poderemos obter através da mesma.

Garota e Mister “Ponto de Equilíbrio”.
 

É comum vermos jovens postando fotos e vídeos na internet em busca de visibilidade e popularidade, fato que vem gerando uma disputa cada vez mais acirrada e nada salutar, mesmo porque a falta de objetividade e propósito faz com que quase sempre, utilizem a rede de forma evasiva e improdutiva.

Entendemos-nos da CESB, que sabendo utilizar o tempo ocioso dos adolescentes e esta abertura da internet poderemos melhor qualificar estes jovens hoje em busca de popularidade e desgarrados de objetivos através de um programa inovador e envolvente que passamos a descrever;

Primeira fase: Captação de Imagens e divulgação do programa;

Lançamento Oficial no Município do Concurso denominado “A garota e o Mister Ponto de Equilíbrio” de modo a envolver Adolescentes de 14 (quatorze) anos a 18 (dezoito) anos a participarem de um concurso do concurso, através de divulgação nas comunidades por, panfletos, baners, faixas, cartazes, carros de som, rádios, jornais, revistas e outras formas de divulgação.

Com o banco de dados dos colégios do municio e o lançamento oficial do concurso as equipes da TVelo compareceram nos locais em dias e horas previamente agendados para colher as fichas de inscrições dos candidatos, fotografa-los e fazer pequenos vídeos clipes a serem divulgados na rede e que servirão para obter a votação dentre os candidatos para se apurar os finalistas.

Equipes de Captação de Imagem

Com o impacto das filmagens a possibilidade de um colégio vencer o outro, estaremos alimentando através da rede de internet um programa que levará os adolescentes a de forma inconsciente a melhor utilizarem o tempo ocioso e partirem para uma disputa salutar que é o conhecimento de nosso programa de Combate a Criminalidade, Uso de Drogas, Cidadania, Etiquetas e Comportamentos, Estética Corporal e Nutrição.

Segunda fase: Da obrigatoriedade de participação em cursos e palestras;

Os que conquistarem o direito a continuarem no concurso pela votação obtida através da visitação de seus vídeos clipes, obrigatoriamente terão que participar dos cursos ministrados pela OMS – Ordem do Mérito do Elo Social;

a) - Seminário de Cidadania e Combate a criminalidade com 16h00min de duração cuja programação esta em anexo ao presente;

b) - Curso de Etiqueta e Comportamentos com carga horária de 16h00min de duração com programação esta em anexo ao presente;

c) - Palestra de prevenção contra uso de drogas com duração de 04h00min.

d) - Palestra de Estética Corporal com ênfase em nutrição com duração de 04h00min.

Palestras de auto-estemas e cursos vivenciais e de cidadania​

Observação: O objetivo primordial da CESB – Confederação do Elo Social Brasil, prima por cidadania e combate a criminalidade, desta forma transformaremos os participantes em verdadeiras referências de jovens promissores e não mais um simples rostinho bonito a ser explorado pela mídia.

Entendemos que estes jovens após participarem do Seminário, do curso e das palestras de Cidadania passarão a ser um referencial para os demais alunos .

Terceira fase: Do Credenciamento e Certificação;

Todos os participantes receberão um certificado e se tornarão Agentes do Mérito do Elo Social, submissos ao nosso Estatuto, Regimento Interno e Código de Ética e sendo assim, autorizados a multiplicar nosso objetivo social que é ministrar para o maior numero de adolescestes e os cursos vivenciais.

Da revolução cultural através dos Cursos Vivenciais: E o que seriam Cursos Vivenciais?

Na verdade uma forma de permitir a todos independente de idade, grau de escolaridade e origem familiar à chance de não desperdiçar as oportunidades que a vida lhe proporciona. É muito comum no dia a dia vermos pessoas perderem tudo que tem ou que poderia ter tido por falta de conhecimento vivencial.

É praticamente impossível viver em uma família na qual o pai é advogado e a mãe é médica, sem absorver naturalmente conhecimentos básicos destas duas matérias; no entanto, é humanamente impossível termos sob o mesmo teto dentre nossos familiares, 13 (treze) profissionais de áreas diferentes para nos passar experiências vivenciais.

É triste vermos jovens de boa aparência que por sua origem de família humilde desperdiçam a juventude e também todas as oportunidades que a vida lhes deu, por não terem os mínimos conhecimentos de etiqueta e comportamento, fato que também os excluem do mercado de trabalho, já que procuram emprego com a roupa errada, não sabem se portar em uma entrevista e não têm sequer equilíbrio emocional para transmitir segurança ao contratante. Este problema afeta ambos os sexos e todas as idades, já que nunca é tarde para se aprender e infelizmente a vida às vezes não nos proporciona uma nova oportunidade de causar uma primeira boa impressão.

Através deste programa estendemos aos participantes conhecimentos básicos de 13 (treze) matérias, melhor preparando-os, para uma vida familiar harmoniosa e um pleno sucesso em suas atividades profissionais, fato que fará toda a diferença e lhes possibilitará ser muito mais feliz na vida pessoal.

Matérias abordadas: Administração Conjunta do Lar, Medicina, Psicologia, Vocações e Aptidões, Estética Corporal, Primeiros Socorros, Direito, Etiqueta e Comportamento, Crenças, Nutrição, Sexologia, Lógica e Política. (todas com carga horária de 16h00min)

Observação: É Evidente que se tivéssemos atrelado os 13 (treze) cursos vivenciais de forma obrigatória ao programa “Referencial Ponto de Equilíbrio” não iríamos despertar interesse nos adolescentes em participar do programa tendo em vista a carga horária total, mas com apenas o Seminário de Cidadania e Combate a Criminalidade, Etiqueta e Comportamento e as palestras sobre Uso de Drogas, Estética Corporal e Nutrição, despertaremos neles, o desejo de fazerem os demais cursos Vivenciais de forma espontânea.

Quarta fase: Dos eventos da segunda apuração;

As finais serão realizadas em clubes locais nos moldes que se realizam os bailes de debutantes e de formaturas universitárias, primando pela presença dos pais e famílias acomodados em mesas com seleção musical refinada, que envolva pais e filhos de forma harmoniosa em um mesmo evento, permitindo assim que filhos tenham a oportunidade de ver seus pais dançando e os pais os filhos, fato hoje não mais corriqueiro  e que certamente enriquecera o convívio familiar.

 

Não será utilizado nos desfiles os tradicionais biquines, limitando-se a roupas sensuais, mas despojadas de exposição desnecessária de corpo, tudo de acordo com o regulamento do evento que deverá obrigar não só os participantes como também todas as lojas patrocinadoras que por antecipação devem ser cientificadas sobre a aprovação por comissão específica das roupas a serem utilizadas nos desfiles, sob pena de desclassificação dos candidatos.

Comissão Julgadora será composta por Comendadores da Ordem do Mérito do Elo Social e profissionais da área

Da fiscalização e divulgação do programa;

Todo processo, tanto de captação de imagens como de apuração de votos e realização de eventos será fiscalizado por equipe de Agentes do Mérito do Elo Social com viaturas próprias e que em qualquer momento poderão abordar equipes de filmagens ou adentrar nos ambientes em que se estiver realizando os eventos para constatar o respeito ao regulamento e normas de conduta.

Das eliminatórias regionais;

As Eliminatórias regionais podem ocorrer em qualquer clube da região ou até mesmo shopping Center, de modo a dar visibilidade para o evento e também para os patrocinadores.

Da Apuração Final Municipal, Estadual e Federal.

Devem ser realizadas em clubes que comportem a quantidade de participantes do evento e de acordo com o regulamento que devera fazer parte integrante dos contratos de patrocínios e de participação, sendo certo que estes últimos devem estar alinhados com as diretrizes traçadas pela Lei nº 8.069 de 13/07/90. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dos patrocínios;

Os eventos serão custeados por patrocinadores através de cotas de patrocínio que em contra partida terão suas marcas inseridas:

1 – Material de divulgação (folhetos, faixas e cartazes, sites de relacionamentos, e-mails corporativos, carro de som, rádios comunitárias, chamadas em templos religiosos, material didático a ser utilizado nos cursos e palestras etc.)

2- Baners a serem distribuídos pelos municípios participantes.

3 – Painel de Entrevista, bem como parte da frente e de traz da mesa a ser ocupada pela Banca julgadora.

4 – Faixas a serem distribuídas nos locais do evento em ponto estratégico e com muito cuidado para não gerar poluição visual.

 

5 – Logomarca inserida nos convites e em todos os ofícios enviados a titulo de convite para autoridades.

6 – Inserção da logomarca ou comercial de acordo com o contrato de participação em todos os vídeos clipes a serem desenvolvidos para os participantes e veiculados através das redes sociais.

7 – Releases para todas as emissoras de radio e TV, revistas e jornais, provocando a possibilidade de cobertura espontânea do evento por parte da mídia já que na realidade trata-se de um evento de caráter social.

8 – Inserção da marca dos patrocinadores em camisetas e bonés das equipes de captação de imagem e também nas equipes de apoio.

 

9 – Em caso de lojistas, Shopping Center e outras empresas que venham a participar efetivamente do projeto fornecendo roupas para desfile ou espaço para exposição, deverão seguir o regulamento do projeto e terão direito a exporem as suas marcas e produtos.

 

10 – Logomarca estampada nos portais do Elo Social, TVElo e demais sites com domínio da CESB , através do “Movimento Passando o Brasil a Limpo”

Das premiações: Os vencedores terão direito a prêmios de acordo com a arrecadação do evento a serem doados pelos patrocinadores, apoiadores e parceiros conforme relação a seguir; Bolsas de estudo, viagens e passeios, roupas e assessórios, joias, tabletes, aparelhos celulares, jantares para amigos e familiares, computadores, videoclipe com os melhores momentos de sua participação, tratamento de pele, o dia de beleza em salão específico, móveis e premiação em dinheiro a ser fixada de acordo com a arrecadação do evento.

 

Das Parcerias; O programa foi desenvolvido visando obter o maior numero de parcerias possíveis, tanto com a mídia como com a iniciativa privada que poderão participar ativamente com cotas de patrocínio, doações  e permutas.

Dos apoios políticos;

Os eventos poderão contar com apoios políticos que devem ser previamente ajustado nos moldes constantes no Estatuto e Regimento Interno e Código de Ética da CESB – Confederação do Elo Social Brasil.

Das Comendas da Ordem do Mérito do Elo Social – (OMS):

As Ordens foram criadas ainda na Idade Média e tiveram suas origens diretamente nas Cruzadas e nos cavaleiros templários. Aos poucos este conceito as Ordens, foram se alterando e as Ordens, anteriormente de cunho militar, passaram a significar uma união de indivíduos que obtinham a mesma ideologia e que congregavam de uma mesma Ética.

A OMS - Ordem do Mérito do Elo Social foi criada em 07 de Setembro de 2002 por cerca de cinco mil líderes comunitários, com o objetivo congregar e aproximar fraternalmente cidadãos imbuídos de comprometimento social, buscando a liberdade de pensamento e a igualdade de direitos.

 

Nosso lema é: “Proteger os Oprimidos e Fracos, defender a Justiça e amar a Terra Natal”. Pois além de atuarmos irmanalmente, somos comprometidos com o desenvolvimento social brasileiro, usando a Cidadania para a efetivação do Estado Democrático em que vivemos.

A OMS atua socialmente nos mais diversos seguimentos da Sociedade, tendo por princípio a Educação e o Direito. A educação como mola motora para as mudanças necessárias no Brasil, pois não existe nação ruim para povo politicamente instruído e organizado.

O Direito é o remédio usado enquanto tal ideal não seja atingido e como o dito popular já mencionado anteriormente o que separa o remédio do veneno é apenas a dose que e aplicada, por este motivo o “Ponto de Equilíbrio”.

Como Ordem Honorífica, congratula os cidadãos que se destacam na sociedade por atuarem, participarem ou patrocinarem atividades sociais que venham ao encontro do bem comum e da transformação do homem em um bom filho, bom marido e futuramente um bom pai que revestido de conhecimentos de cidadania.

Como Ordem Honorífica, congratula os cidadãos que se destacam na Sociedade Brasileira, com os Méritos do Elo Social Brasil não poderia deixar com que os empresários, políticos, apoiadores e patrocinadores que participarem do programa “Referencial Ponto de Equilíbrio” fiquem ser as devidas láureas.

DO PUBLICO ALVO – PROFISSIONALIZANTE E ESPORTIVO

O publico alvo é constituído de alunos devidamente matriculados na ultima serie do ensino médio com idades certamente entre 17 (dezessete) e 18 (dezoito) anos e que tenham o desejo de se tornarem um referencial não só para outros alunos como para todo território nacional.

DO LADO PROFISSIONALIZANTE

O projeto disponibiliza gratuitamente alem dos cursos de cidadania e vivenciais  acima referendados os cursos básicos a seguir relacionados, todos com 16 (dezesseis) horas de carga horária e dividido em 4 (quatro) aulas por mês.

- Noções de Photoshop

- Noções de operador de câmaras de tv

- Noções de operação de iluminação de estúdio

- Noções locução jornalística

- Noções de jornalismo

- Noções de marketing 

- Noções de operador de drone

- Noções de web designer

- Noções de telemarketing 

 

DO LADO ESPORTIVO -  ECES – Esporte Clube Elo Social

 

A CESB – Confederação do Elo Social Brasil estenderá a todos os colégios participantes organização de torneios esportivos de esportes olímpicos, despertado assim como existia no passado a descoberta de vários talentos alem de preencher de forma saudável e promissora o tempo ocioso dos jovens, o que deve ser feito sempre com recursos advindos da iniciativa privada.

 

Com a características de clube esportivo, também esta qualificada para realizar torneios, campeonatos e tudo mais que possa agregar valor a jovens e adultos na esfera esportiva.

 

DOS EVENTOS:

Através de planejamento estratégico o projeto se vale de realização de eventos com varias finalidades dentre elas dar visibilidade aos participantes e ao nome de empresários e marcas de empresas que patrocinarem o trabalho.

O sucesso de qualquer negócio depende de um bom planejamento. na organização de eventos que se dividem em torneios esportivos, bailes de debutantes, desfiles de moda, shows com artistas e descobertas de novos talentos, concurso de beleza, concurso culinário dentre outros.

Considerações finais: Trata-se de programa revolucionário que faz uso de toda tecnologia que hoje dominou mundialmente os jovens e que acaba em sua maior parte sendo utilizadas de modo a pouco acrescentar e muito prejudicar nossos adolescentes.

É um novo conceito de educação dentre os jovens de modo a que passem a usar como referencia aqueles que se formaram “Agentes do Mérito do Elo Social” e assim participaram do programa que elegeu o “Mister Ponto de Equilíbrio” e “Garota Ponto de Equilíbrio”, do ano (que conforme dito não serão apenas dois rostos e corpos bonitinhos a serem explorados  e comercializados pela mídia e depois descartados como no caso de alguns programas de televisão e sim sejam referencia pelo conjunto de normas e condutas que absolveram após a participação do “programa Referencial Ponto de Equilíbrio”, falando melhor, melhorando a postura, dominando cidadania, nutrição, estética corporal e entendendo melhor a política de nosso país) de modo que como referencia passem a ditar as tendências na rua que mora, Colégio que estuda, Bairro, Município, Estado e porque não falar País.

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"